No dia 1 de junho, decorreu, no auditório da Escola Secundária a apresentação do livro “Os Tesouros do Diário”. Este trabalho foi o resultado da participação no concurso “O Pequeno Grande C”, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian que tem como principal objetivo a educação e sensibilização do público mais jovem para a criatividade, criação artística, bem como para a autoria de modo geral.

A obra original nasceu neste Clube de História, fruto do trabalho dos professores do clube “À Descoberta do Património Local”, Manuel Batista e Susete Mota e das alunas inscritas, Carolina Ferreira, Cláudia Figueiredo, Diana Herasymenko, Jéssica Fernandes e Sara Figueiredo. Como qualquer projeto, foi juntando a participação de muitos outros docentes e alunos da Escola Básica Ferreira Lapa resultando dessa forma, uma obra escrita e ilustrada fruto de um trabalho coletivo como foi referido na apresentação.

Estiveram presentes muitos alunos, professores e encarregados de educação. Usaram da palavra para apresentação do livro a Senhora Diretora do Agrupamento, Doutora Helena Castro, o professor Manuel Batista, a professora Susete Mota e as cinco alunas atrás referidas.

Dos temas abordados destaca-se o trabalho desenvolvido no clube que permite a pesquisa e a divulgação do património do concelho de Sátão através deste blog,  bem como a importância do trabalho desenvolvido pelos professores do Agrupamento na dinamização de projetos variados dentro e fora da sala de aula e, que nem sempre têm a visibilidade merecida por parte da comunidade escolar.

As alunas fizeram uma apresentação do trabalho desenvolvido explicando todos os passos da realização do livro, ao mesmo tempo que destacaram todos os elementos envolvidos na concretização do projeto.

A sessão não estaria completa sem a habitual sessão de autógrafos que fez a delícia das autoras, Carolina, Cláudia, Diana, Jéssica e Sara que se esmeraram nas dedicatórias.

No apoio à publicação estiveram a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas de Sátão e a Professora Ana Laurentino.

Esperamos com este projeto promover na comunidade, especialmente nos nossos alunos,  o gosto pela leitura e pela escrita não descurando o gosto pelo conhecimento e preservação do património do concelho de Sátão.

Anúncios