Águas Boas e Forles, situadas ao norte das terras do Sátão, pertenceram até aos fins do século XVI à freguesia e concelho de Ferreira de Aves. Só em 1836 é que entraram para o atual concelho de Sátão.

Nas terras de Águas Boas situou-se, em tempos, a capela da Nossa Senhora da Penha do Vouga, da qual restam a lembrança, o sítio e algumas pedras. A imagem da Senhora da Penha foi retirada pela população e colocada na igreja de paroquial de Águas Boas onde ainda hoje é venerada. Esta imagem tem cerca de um metro de altura, muito bela, a Nossa Senhora tem nos braços o Menino que com uma das mãos segura uma romã e com a outra pousa os dedos em cima dos da Senhora, num ar de ternura.

Na mesma igreja podemos ainda encontrar o seu padroeiro, o Divino Espírito Santo e a imagem da Nossa Senhora do Rosário.

Em Forles podemos visitar a sua igreja Paroquial, com campanário e granito aparelhado cuja padroeira é a Santa Luzia, imagem em pedra de ançã, bastante antiga dado que já era a padroeira quando Forles pertencia a Ferreira de Aves. Esta imagem tem a particularidade de para além dos símbolos habituais, o prato com os olhos e a palma de mártir, apresentar ainda uma grinalda de flores nos cabelos como coroa de glória e de mártir. A festa em honra da padroeira realiza-se a 13 de dezembro.

 

Igreja Matriz de Águas Boas

Igreja Matriz de Águas Boas

 

Igreja matriz de Forles

Igreja matriz de Forles

 

Anúncios